currículos
[diretoria]
Cynthia Picolo
Diretora-PresidenteDiretora Executiva do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN). Advogada com Bacharelado em Direito pela PUC-Campinas (Brasil) e LL.M. em Direito Internacional Público pela Universidade de Leiden (Holanda). Especialista em Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Academy of European Law; Vrije University Amsterdam) e possui certificação avançada em Governança da Internet pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Por meio do LAPIN, Cynthia coordena grupos de trabalho para a Estratégia de Inteligência Artificial do Brasil sob o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e atua como membro do Comitê Central de Governança de Dados do Governo Federal. Ela também co-lidera o grupo de engajamento da sociedade civil do G20, C20, no Grupo de Trabalho sobre "Digitalização e Tecnologia". Cynthia também é membro do Grupo de Pesquisa no Center for AI and Digital Policy (CAIDP) - AI Policy Clinic-Fall 2024. Além disso, atuou como pesquisadora para a Iniciativa Planet Positive 2030 do IEEE e como consultora da UNESCO na implementação da Metodologia de Avaliação de Prontidão (RAM) no Brasil.
[coordenações]
Felipe Rocha da Silva
Coordenador GeralCoordenador de Projeto do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN). Advogado, bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (Brasil), LL.M. em Direito Digital pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França), onde foi contemplado com uma bolsa do Ministério da Educação da França. Felipe também é certificado em Governança Avançada da Internet pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e foi selecionado para o Programa de Jovens Embaixadores da Internet Society (ISOC) 2023-2024. Além disso, Felipe atua como consultor na Coalizão Direitos na Rede (CDR).
Luani Marcelli
Assistente ExecutivaGraduada em Secretariado Executivo Bilíngue. Obteve conhecimentos e experiências com suporte a CEO e Executivos, onde desenvolveu suas maiores habilidades na gestão de carreiras executivas e desenvolvimento de negócios, além de desenvolver suas habilidades em Assessoria e produções de eventos.
Macarena Mairata
Coordenadora de ComunicaçãoMacarena Mairata é especialista em comunicação com 12 anos de experiência no mercado nacional, com foco em assessoria de imprensa, gestão de crises e comunicação institucional. Ao longo de sua carreira, tem se destacado na criação e implementação de estratégias de comunicação eficazes, com expertise em áreas como mudanças climáticas, direitos humanos e defesa dos povos indígenas da Amazônia. Com uma sólida trajetória no terceiro setor, Macarena contribuiu para organizações de renome, como Greenpeace Brasil, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e SDSN-Amazônia. Além disso, teve passagens por importantes veículos de comunicação, como TeleSur, UOL, Sul21, Mídia Ninja e Jornalistas Livres. Sua experiência abrange a produção de conteúdos de comunicação e o desenvolvimento de estratégias impactantes.
Pedro Diogo Carvalho Monteiro
Coordenador Vigilância e Novas TecnologiasDoutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Direito Penal e Liberdades Públicas na Universidade Federal da Bahia. Pesquisa temas relacionados a vigilância, sistema penal e terro racial, também tocando novas tecnologias, proteção de dados e Inteligência Artificial. Consultor na Coalizão Direitos na Rede (CDR)
Camila Cristina da Silva
Coordenadora GT-IAGraduada em Direito na Universidade de Brasília (UnB) e graduanda em Defesa Cibernética pelo GranFaculdade. Pesquisadora no Laboratório de Governança e Regulação da Inteligência Artificial do Institudo Brasileiro de Direito Público (LIA-IDP). Foi pesquisadora-assistente no grupo Observatório da LGPD da FD-UnB e pesquisadora voluntária do projeto Privacy Lab “Painel LGPD nos Tribunais” do Centro de Direito, Internet e Sociedade (CEDIS-IDP).
[equipe LAPIN]
Ana Beatriz Feliz
Pesquisadora GT-VigilânciaGraduada em Direito pela Universidade de Brasília, desenvolveu pesquisas sobre o tema de Reconhecimento Facial e Segurança Pública junto ao Programa de Iniciação Científica da UnB (PROIC), durante as edições de 2022, 2023 -ano em que foi bolsista pelo CNPQ- e 2024. Também é bolsista pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), no programa REDES-ANTIRRACISTAS desenvolvido junto com a UnB. No projeto REDES atua no apoio administrativo das atividades do 'Projeto Doras I -Direito Antidiscriminatório e Práticas Antirracistas' e 'Projeto Doras II Desafios para descolonizar o Ensino Jurídico e Garantir a Permanência: redes de pesquisa, estrutura curricular e práticas pedagógicas'. No âmbito desses projetos, desenvolveu-se a atividade de Coordenação da Roda de Conversa e mini exposição sobre "Pesquisa acadêmica em Direito, Direitos Humanos e Relações Raciais.Por fim, destaca-se ainda a premiação no I CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES PENSADORAS E AUTORAS NEGRAS BRASILEIRAS: UMA REESCRITURA DO BRASIL, com a ilustração 'Nos passos de Laudelina, Preta Rara, o 'Terror das Patroas'.
Isabelle Alves
Pesquisadora GT-IAGraduanda em Engenharia Florestal (UnB) e Direito (Unieuro). Técnica em Meio Ambiente (IFG). Foi pesquisadora do Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social (FMSS), mapeando impactos socioambientais na América Latina. Estagiária no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), atuando com análise de sensoriamento remoto e monitoramento ambiental. Dedica-se a pesquisas sobre vulnerabilidade socioambiental de comunidades indígenas e conflitos no direito ambiental.
Ana Clara Alves Rocha
PesquisadoraGraduanda em Direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisadora no Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN). Fellow no programa DFRLab’s 360/Digital Sherlocks do Atlantic Council. Estagiária de Pesquisa no Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife - IP.rec. Foi bolsita do Fórum de Governança da Internet para a América Latina e o Caribe 16 (LACIGF) e egressa South School of Internet Governance 15.
Raquel Rachid
PesquisadoraBacharela em história (FFLCH-USP) e em direito (Mackenzie), com passagem pela Peking University (China); possui mestrado em Direito Político e Econômico (Mackenzie); é doutoranda em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), com passagem pela Universidad de La Habana (Cuba). Possui interesse por temas como saúde digital, governo digital e tecnologias de vigilância. Integra o projeto "Implicações das tecnologias digitais nos serviços e sistemas de saúde", vinculado à Estratégia Fiocruz para Agenda 2030. Advogada, é também especializada em proteção de dados pessoais.
Katiele Ferreira
Pesquisadora GT-VigilânciaPublicitária, Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Lapin - Laboratório de Políticas Públicas e Internet, no GT de Vigilância. Pesquisadora do Telas - Laboratório de pesquisa em economia, tecnologia e políticas de comunicação. Atua principalmente na área dos discursos sobre tecnologias digitais na segurança pública, vigilância e privacidade.
Pedro Peres
PesquisadorBacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Aprovado no Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial (EMILDAI) na Dublin City University (2024-2026). Ele é membro do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN) desde 2020, onde ele foi diretor (2021-2022) e atualmente atua como pesquisador. Pedro foi fellow do programa Youth@IGF, do Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.Br) em 2016 e 2019. Foi membro do Youth4DigitalSustainability (2020) e o YouthxPolicyMakers (2021), da German Informatics Society.
Yuri Lima
PesquisadorAdvogado. Coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBTI+ na Secretaria da Diversidade do Ceará. Especialista em Transformação Digital e Inovação - BBI Of Chicago. Mestrando em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará; Pós-graduando em Direito Digital, UERJ/ITS Rio. Bacharel em Direito, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi agente de inovação jurídica na Procuradoria-geral da Fazenda Nacional (2022-2024) e do Laboratório de Inovação e Dados do Ceará - ÍRIS Lab. Atualmente, também coordena a comunicação do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN).
Enio Ferreira
Pesquisador GT-IAGraduando em Ciência da Computação e Science, Technology, and Society (STS) na Stanford University, com interesse em tecnologia cívica e justiça algorítmica. Já colaborou com iniciativas no Tech Global Institute, EMITEC e Science International Club, atuando em cibersegurança, educação digital e inovação em IA. Fundador do Me Enxergue, foi finalista do Fast Forward’s 2025 Startup Accelerator e reconhecido em premiações como a Microsoft Imagine Worldwide Cup Junior.
Marcelo Júnior
Pesquisador GT-IADoutorando em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC na linha de pesquisa de políticas públicas, cultura digital e tecnologia. É mestre pelo mesmo programa de pós-graduação. Pesquisador no Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) e no Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN). Desenvolve estudos sobre o uso de sistemas automatizados por inteligência artificial nas políticas ambientais brasileiras e suas consequências para a participação civil e soberania nacional.
Pâmela Rocha
Assistente de ComunicaçãoPublicitária. Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do LabGRIM - Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (PPGCOM/UFC). Atua nas intersecções de pesquisa entre infância e internet, especialmente no que tange os direitos da criança no espaço digital.
Miranda Almeida
WebdesignerEspecialista em Arte e Tecnologia. Co-coordenador da Escola Carnavalesca - Semente Cerratense 2024. Produtor Cultural e Coordenador Administrativo do Instituto Cultural e Social No Setor. Bolsista da equipe técnica de diagramação do Ibict nas revistas de Ciência da Informação e Inclusão Social. Webdesigner do Laboratório de Políticas Públicas e Internet - LAPIN
[conselho consultivo]
Alexandra Krastins Lopes
Conselheira e Membra FundadoraAdvogada e pesquisadora em proteção de dados e IA. Foi gerente de projetos na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Cofundadora do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN). Certificada em AI Policy pelo Center of AI and Digital Policy. Avaliadora no Comitê Gestor da Internet no Brasil (2022-2023-2024).
Thiago Moraes
Conselheiro e Membro FundadorDoutorando em Direito na UnB e na VUB (Vrije Univesiteit Brussels), LLM Law & Technology (Tilburg University), Mestre em Ciências da Informação, Bacharel em Direito e em Engenharia de Redes (UnB). Coordenador de Inovação e Pesquisa na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), foi o primeiro Encarregado de Proteção de Dados Pessoais da Autoridade. CIPP/E, CIPM, CIPT, CDPO/BR.
[membros associados]
José Renato Laranjeira
Membro fundador e pesquisadorBacharel em Direito pela Universidade de Brasília (Brasil), Mestre em Direito pela Universidade de Brasília com intercâmbio na Universidade de Bolonha (Itália). Doutorando no Sustainable AI Lab da Universidade de Bonn (Alemanha). José também representa o LAPIN como membro do Comitê Central de Governança de Dados do Governo Federal (CCGD). Foi bolsista do programa German Chancellor Fellow da Alexander von Humboldt Stiftung (Alemanha), tendo conduzido pesquisa no Parlamento Europeu para investigar a regulação de IA no Brasil e na Europa.
Otávio Mayrink
Membro FundadorAdvogado, graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), bolsista pelo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) no Canadá em 2019. Otávio foi diretor presidente do LAPIN em 2020 e é co-fundador do LAPIN. É Forecaster Pro desde 2021 e líder da equipe brasileira de superprevisões. É também fellow do programa Youth Brasil em 2022 do CGI.br.
[membros beneméritos]
Amanda Espinera
CONSELHEIRA ACADÊMICA E REVISORADoutoranda em Direito pela pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Minho em cotutela. Mestre pela UnB. Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assessora Técnica na Câmara dos Deputados. Atua em pesquisas vinculadas à Modernização Legislativa da Radiodifusão Ministério das Comunicações. No LAPIN, atuou como conselheira acadêmica.
Ana Cláudia Farranha
EX-COORDENADORA DO LAPIN COMO PROJETO DE EXTENSÃO DA UNBGraduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestra em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasilia. Professora do Programa de Pós Graduação em Direito da UnB e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública - CEAG.
Marcelo Gomes
EX-DIRETOR DE EVENTOSBacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, bacharel em Direito pela Faculdade Processus, fez o curso de International Public Law na Summer School da George Washington University e concluiu, ainda, as disciplinas do Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília - UnB. Servidor do Senado Federal.