Cartilha ‘Controlador ou Operador: quem sou eu?’

Com o intuito de auxiliar gestores de organizações públicas e privadas em seus planos de adequação para o cumprimento das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN), lança a cartilha “Controlador ou Operador: quem sou eu?”.

O objetivo deste material é auxiliar as organizações a se sentirem mais confiantes em identificar o papel que assumem diante da LGPD, prezando pelo cumprimento adequado de suas obrigações e respeito aos direitos dos titulares de dados.

Neste documento, disponível para download gratuito em nosso site, você vai entender a diferença entre o controlador e o operador de dados, figuras centrais nas operações de tratamento de dados pessoais.

Na cartilha, listamos as principais obrigações e responsabilidades desses agentes de tratamento de dados, além de trazer exemplos úteis para ajudar você a identificar cada agente de tratamento em situações práticas.

Faça o download do material:

Cartilha | Controlador ou Operador: quem sou eu?

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Pinterest

sugestões de leitura

Relatório “Finanças Descentralizadas (DeFi): uma introdução ao futuro das finanças”

Finanças Descentralizadas, mais conhecidas como DeFi (em inglês, Decentralized Finance), referem-se a um ecossistema de aplicações financeiras construídas sobre tecnologias blockchain, que funcionam sem a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos e corretoras. Utilizando contratos inteligentes (smart contracts), que são programas autoexecutáveis com os termos

Vigilância por lentes opacas

Cynthia Picolo Pablo Nunes Desde 2019, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo no uso de dispositivos digitais de vigilância pelo Estado, especialmente câmeras de reconhecimento facial. Após duas eleições, o que se pode afirmar é que, embora essas câmeras tenham se tornado parte involuntária