Relatório Transparência Algorítmica e Desinformação: uma abordagem multissetorial

Sabe-se que a complexidade e escalabilidade da moderação de conteúdo exige a utilização de algoritmos para intermediação da informação em circulação. No entanto, apesar de algoritmos organizarem cada vez mais a informação circulante, a compreensão de como esses algoritmos são utilizados na moderação de conteúdo por grandes plataformas digitais carece de aprofundamento. 

O crescimento da disseminação dos conteúdos de desinformação nos últimos anos gera ainda mais pressão pela necessidade de avançar a transparência no uso dos algoritmos para moderação de conteúdo. No nosso novo relatório, Algorithmic Transparency and Disinformation: a multisectoral approach, investigamos as intersecções entre o combate à desinformação e a transparência algorítmica por meio de entrevistas com especialistas do terceiro setor, da academia e dos setores público e privado. 

Nossos entrevistados foram: Gianclaudio Malgieri (academia), Natália Neris (setor privado), Vidushi Marda (sociedade civil) e Xabier Lareo (setor público). 

O relatório sumariza os consensos e dissensos das entrevistas, além de disponibilizar as entrevistas na íntegra. 

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Pinterest

sugestões de leitura

Relatório “Finanças Descentralizadas (DeFi): uma introdução ao futuro das finanças”

Finanças Descentralizadas, mais conhecidas como DeFi (em inglês, Decentralized Finance), referem-se a um ecossistema de aplicações financeiras construídas sobre tecnologias blockchain, que funcionam sem a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos e corretoras. Utilizando contratos inteligentes (smart contracts), que são programas autoexecutáveis com os termos

Vigilância por lentes opacas

Cynthia Picolo Pablo Nunes Desde 2019, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo no uso de dispositivos digitais de vigilância pelo Estado, especialmente câmeras de reconhecimento facial. Após duas eleições, o que se pode afirmar é que, embora essas câmeras tenham se tornado parte involuntária