Sabe-se que a complexidade e escalabilidade da moderação de conteúdo exige a utilização de algoritmos para intermediação da informação em circulação. No entanto, apesar de algoritmos organizarem cada vez mais a informação circulante, a compreensão de como esses algoritmos são utilizados na moderação de conteúdo por grandes plataformas digitais carece de aprofundamento.
O crescimento da disseminação dos conteúdos de desinformação nos últimos anos gera ainda mais pressão pela necessidade de avançar a transparência no uso dos algoritmos para moderação de conteúdo. No nosso novo relatório, Algorithmic Transparency and Disinformation: a multisectoral approach, investigamos as intersecções entre o combate à desinformação e a transparência algorítmica por meio de entrevistas com especialistas do terceiro setor, da academia e dos setores público e privado.
Nossos entrevistados foram: Gianclaudio Malgieri (academia), Natália Neris (setor privado), Vidushi Marda (sociedade civil) e Xabier Lareo (setor público).
O relatório sumariza os consensos e dissensos das entrevistas, além de disponibilizar as entrevistas na íntegra.