LAPIN reage às discussões do Global Privacy Assembly sobre o uso de reconhecimento facial

Nas 42ª e 43ª Sessões Fechadas da Assembleia Global Privacy Assembly (GPA) que ocorreram em outubro de 2020 e 2021, os membros do GPA adotaram resoluções sobre Tecnologias de Reconhecimento Facial. Foi estipulado que seria montado um grupo de trabalho para trabalhar um conjunto de princípios para o uso de informações pessoais na tecnologia de reconhecimento facial.

Diante disso, o LAPIN endereçou aos membros do GPA sua opinião não somente contra a adoção dos referidos princípios, mas também contra o uso do reconhecimento facial em espaços públicos, especialmente para fins de segurança pública. São inúmeras as particularidades que colocam o reconhecimento facial como uma ferramenta perigosa, dado o alto potencial de violação de direitos e liberdades individuais.

Seguimos observando os debates nacionais e internacionais sobre o tema, ressaltando em todas as oportunidades como essa tecnologia permite a vigilância massiva e reforça o racismo estrutural no país.

Vale lembrar que o Brasil é membro observador nO GPA até abril de 2023, através da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD).

Confira nossa resposta!

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

sugestões de leitura