Nota técnica: Análise comparativa entre o anteprojeto de LGPD Penal e o PL 1515/2022

Em parceria com o Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), lançamos hoje a “Nota técnica: Análise comparativa entre o anteprojeto de LGPD Penal e o PL 1515/2022”. O trabalho tem como objetivo a comparação das duas propostas, que pretendem regular o uso de dados pessoais para fins de segurança pública e persecução penal.

O anteprojeto de lei, apresentado em novembro de 2020 à Presidência da Câmara dos Deputados por uma comissão de juristas, e o PL 1515/2022, proposto em junho de 2022, adotam uma estrutura geral similar, mas são bastante diversos em relação ao conteúdo.

Nossa Nota Técnica compara os dois textos quanto a seus escopos regulatórios, definições, principiologia, bases legais, requisitos de tratamento, segurança e sigilo dos dados. Além disso, apresenta apontamentos críticos sobre seus arranjos normativos, a fim de contribuir para a qualificação do debate legislativo sobre a matéria.

Não deixe de conferir nosso trabalho, faça o download gratuito!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Pinterest

sugestões de leitura

Relatório “Finanças Descentralizadas (DeFi): uma introdução ao futuro das finanças”

Finanças Descentralizadas, mais conhecidas como DeFi (em inglês, Decentralized Finance), referem-se a um ecossistema de aplicações financeiras construídas sobre tecnologias blockchain, que funcionam sem a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos e corretoras. Utilizando contratos inteligentes (smart contracts), que são programas autoexecutáveis com os termos

Vigilância por lentes opacas

Cynthia Picolo Pablo Nunes Desde 2019, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo no uso de dispositivos digitais de vigilância pelo Estado, especialmente câmeras de reconhecimento facial. Após duas eleições, o que se pode afirmar é que, embora essas câmeras tenham se tornado parte involuntária