Este relatório apresenta os resultados de uma análise conduzida pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, pelo Laboratório de Políticas Públicas e Internet – LAPIN e pelo Projeto “Implicações das Tecnologias Digitais nos Sistemas de Saúde”, vinculado à Estratégia Fiocruz para Agenda 2030. Trata-se de uma publicação realizada com o apoio do Fundo de Resposta Rápida da organização Derechos Digitales.
Escrito entre os meses de fevereiro e maio de 2024, este material registra o interesse na compreensão da influência da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (Official Development Assistance, ODA) do Reino Unido na formulação e execução de políticas de saúde digital brasileiras, particularmente por via do Programa “Better Health”.
O estudo foi estruturado em quatro seções, a partir desta introdução. Em primeiro lugar, trazemos um panorama da saúde digital no Brasil. Na sequência, comentamos a difusão internacional de políticas no contexto da Assistência Oficial para o Desenvolvimento. Posteriormente, damos foco ao Better Health Programme Brazil como iniciativa ligada ao Prosperity Fund, analisando sua influência na quarta seção.
Esperamos que esse estudo contribua com outras iniciativas.