Vigilância automatizada: uso de reconhecimento facial pela Administração Pública no Brasil

O relatório “Vigilância automatizada: uso de reconhecimento facial pela Administração Pública no Brasil”, elaborado pela equipe de Vigilância do LAPIN, foi lançado nesta quarta-feira (7) e faz um raio-x do uso dessas tecnologias no setor público brasileiro.

O material é resultado de uma pesquisa empírica concluída em maio de 2021, na qual foram levantadas informações por meio de notícias e questionários via Lei de Acesso à Informação, que permitiram a realização de um mapeamento da presença do RF em todas as regiões do Brasil. 

Além disso, também foram realizadas entrevistas com pesquisadores, representantes de autoridades públicas e de empresas para obter um maior detalhamento sobre como tem sido realizado o uso desses sistemas.

A principal conclusão dessa pesquisa é que o emprego de tecnologias de vigilância não tem sido realizado de forma transparente com a população, o que coloca em risco os direitos e liberdades individuais de cidadãos cujos dados são coletados por esses sistemas.

Para saber mais detalhes sobre esse mapeamento e acessar o conteúdo da pesquisa, elaboramos dois documentos para download gratuito. O primeiro é uma versão resumida com os principais pontos do relatório e a outra é o relatório completo.

Faça o download dos arquivos abaixo:

Vigilância Automatizada: uso do reconhecimento facial pela Administração Pública no Brasil (versão resumida)

Vigilância automatizada: uso de reconhecimento facial pela Administração Pública no Brasil (versão completa)

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

sugestões de leitura